Ações

 

Figura logistica rev

A ASLORE é composta pelas indústrias usuárias de embalagens e conforme disposto no Acordo Setorial, estas devem realizar as seguintes ações para fortalecer a cadeia da reciclagem e propiciar a logística reversa de embalagens:

(i)      Adequação e ampliação da capacidade produtiva das Cooperativas de Catadores.

(ii)     Aquisição de máquinas e de equipamentos para as Cooperativas de Catadores: prensas hidráulicas, esteiras de triagem, elevadores de carga, balanças, mesas de triagem, EPIs (equipamentos de proteção individual), instalações elétricas, telhas, e   outros equipamentos, a depender das necessidades específicas de cada Cooperativa.

(iii)    Capacitação dos catadores das Cooperativas, visando a melhoria da qualidade de vida, capacidade empreendedora, utilização adequada das técnicas necessárias à atividade, visão de negócio e sustentabilidade.

(iv)    Fortalecimento da parceria indústria/comércio para triplicar e consolidar os Pontos de Entrega Voluntária (“PEVs”).

(v)    Atuação, prioritariamente, em parceria com Cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais recicláveis.

(vi)   Instalação de PEV em lojas do varejo, de acordo com os critérios técnicos e operacionais estipulados.

(vii)  Investimento em campanhas de conscientização com o objetivo de sensibilizar os consumidores para a correta separação e destinação das embalagens, podendo ser realizadas através de mídia televisiva, rádio, cinema entre outras mídias.